insaciáveis versus tá-bom-assim

27 06 2008

Você é do tipo insaciável, tá sempre insatisfeito querendo mais e melhor, ou pra você tá bom assim? O psicólogo Barry Schwartz descobriu que, na hora de fazer escolhas, as pessoas se dividem entre os “maximizadores” (aqueles que querem fazer sempre a melhor escolha possível) e os “tá-bom-assim” (quem se contenta com as primeiras opções aceitáveis que aparecem).

Na verdade, “tá-bom-assim” é a tradução deste blog para o “satisficer” do original.

Os maximizadores levam mais tempo para escolher as coisas, e esse processo pode se transformar numa verdadeira tortura chinesa, porque nunca ficam satisfeitos, sempre imaginam que podem conseguir algo melhor. É uma situação meio “saycu”.

Os tá-bom-assim, por sua vez, páram de procurar assim que encontram algo que satisfaça seus critérios mais básicos. É uma situação meio, “vambora que a fila da vida tá andando”.

Os maximizadores tendem a fazer escolhas zuper objetivas, cheias de justificativas e razões, comparando minuciosamente todas as possibilidades existentes. Mas têm maior tendência a ficar frustrados. São perfeccionistas. Apresentam baixo grau de satisfação pessoal, e tendem ao arrependimento, ao pessimismo e à depressão (alguns na fronteira do caso clínico).

Os tá-bom-assim confiam mais em seus primeiros impulsos, e não perdem muito tempo com razões, justificativas e comparações. Confiam no próprio instinto. Seguem seus pressentimentos e palpites. Descobriu-se que são pessoas mais otimistas, com mais auto-estima e maior bem-estar pessoal.

Você quer saber se é um “insaciável” ou um “tá-bom-assim”? Faça o teste abaixo. Dê uma nota de 1 a 7 para cada item, sendo 1 (discordo inteiramente) e 7 (concordo inteiramente). Some tudo e divida por 13. Caso o resultado seja superior a 4, você é um maximizador. Seu insaciável! Sua insaciável!

Tabele da Galere Insaciável como fas

Dr. Aleléx, Ph.D. em psicologia galérica

.
Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to Ma.gnoliaAdd to TechnoratiAdd to FurlAdd to Newsvine

Anúncios

Ações

Information

6 responses

27 06 2008
Bisteca

gemza, fiquei com 5,4 O.o

vou refazer, não deve ser o melhor resultado.

27 06 2008
alelex88

Cravei exatos 5,307

Refiz o teste 3 vezes! UAHUAHAUHAUHAUAHAU

Ou seja, até pra fazer o teste de maximizador eu sou mega-maximizador!

28 06 2008
Erico

Falalelex ! Legal descobrir o seu blog… E logo em um assunto interessante, que bate direto nas decisões cotidianas. Eu fiquei com 2,69…rs… Mas o teste parece muito com “psicologia americana”, do tipo 8 ou 80, né não? Mas, valeu ! Sou perfeccionista quando quero, faço o que quero, deixo a fila andar quando quero etc e tal… ahahha
Abração pra vc, ALeLeX !

30 06 2008
Talita

5,61 e uns quebrados… Maximizadora extremada.

*talita levanta uma placona onde se lê: “EU JÁ SABIA, GALVÃO!”

1 07 2008
alelex88

Gemza, Talita… mas acho que fazemos parte do mesmo clube. Tá-bom-assim quando, né…

21 12 2008
Daniel Shp

5,38 :B

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: